O estado se descascou na apresentação de materiais e exibição de práticas que contribuem para o avanço da EJA
Entre os dias 09 a 11 de setembro, a Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) representou o Estado no primeiro ano do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Brasília, no Distrito Federal. O encontro reuniu educadores, gestores e pesquisadores de todo o país, promovendo debates, painéis, oficinas e uma Mostra de Trabalhos com experiências exitosas de diferentes locais.
O evento teve como objetivo estimular a troca de experiências e saberes acumulados pelos agentes da governança, gestores e profissionais da educação dos estados e do Distrito Federal no processo de implementação das ações, programas e estratégias estabelecidas no Pacto EJA.
Durante a mostra, Pernambuco apresentou as formações conduzidas pelos formadores regionais das 16 Gerências Regionais de Educação, além da atuação dos oito articuladores que acompanham os municípios com os maiores índices de analfabetismo, garantindo a oferta e o fortalecimento da EJA. Representaram o estado: Erika Vilela, da Coordenação do Pacto/UNDIME; Waldenia Leão, da Coordenação do Pacto/CONSED; Jeane Lima, da Secretaria de Educação, além de articuladores CONSED e da UNDIME.
A gerente de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos (Gejai), Jeane Lima, e a gerente Gerência de Políticas Educacionais do Campo (Gepec), Waldenia Leão, destacaram que o estado de Pernambuco, em parceria com a UNDIME, vem acompanhando de perto as ações do Pacto no território pernambucano. Elas ressaltaram que a expectativa é de que o estado consiga superar o analfabetismo e ampliar a permanência dos estudantes da EJA.
“O Seminário marca um momento especial de balanço e renovação de compromissos. É a oportunidade de avaliarmos juntos o primeiro ano de implementação do Pacto EJA e, ao mesmo tempo, de construirmos caminhos coletivos para a superação do analfabetismo e para a qualificação da Educação de Jovens, Adultos e idosos em todo o país. Acreditamos que, em breve, estaremos colhendo os frutos deste lindo movimento”, afirma Jeane Lima.
Foram apresentados também os novos Cadernos EJA Ensino Médio, produzidos para apoiar as escolas com um material interdisciplinar, flexível e adequado às diferentes realidades e propostas pedagógicas. Esses cadernos reforçam os projetos político-pedagógicos, integrando conteúdos de várias áreas do conhecimento e baseando-se na tríade: conhecer, pesquisar e intervir.
Já nos painéis, Pernambuco apresentou suas iniciativas de busca ativa de estudantes, implementadas em toda a rede estadual. Cada escola conta com pelo menos um monitor dedicado a essa ação. As unidades com turmas da EJA possuem dois monitores, inclusive nas escolas em ambiente prisional. No Painel 1, Erika Vilela, representante da UNDIME, destacou as ações dos municípios pernambucanos para assegurar a permanência dos estudantes e ampliar a oferta da EJA.
O seminário também promoveu discussões sobre educação popular e formação permanente em serviço de educadores, reafirmando o compromisso coletivo com a superação do analfabetismo e a qualificação da EJA no Brasil, fortalecendo parcerias entre estados, municípios, universidades e sociedade civil.