Por meio da ferramenta, o governo pode monitorar os medicamentos, desde o controle de estoque e a distribuição às unidades da Farmácia do SUS, até a entrega aos pacientes.
Pernambuco se tornou o primeiro Estado a participar de um projeto piloto do Ministério da Saúde, que visa implantar e operacionalizar o e-SUS Assistência Farmacêutica (AF), sistema informativo que tem como finalidade modernizar a Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). Salgueiro é um dos cinco municípios onde a iniciativa está sendo implantada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nesse primeiro momento.
Por meio da ferramenta, o governo pode monitorar os medicamentos, desde o controle de estoque e a distribuição às unidades da Farmácia do SUS, até a entrega aos pacientes. Com isso, o acesso aos tratamentos torna-se mais ágil, eficiente e transparente. O Ministério da Saúde pretende substituir o Horus – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica pelo e-SUS AF, o que representa um marco na transformação digital da saúde e na reestruturação da Base Nacional de Dados da Assistência Farmacêutica (BNAFAR).
O sistema funciona em conjunto com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e com a BNAFAR, fortalecendo a integração das informações em âmbito nacional. Nessa fase inicial do projeto, Pernambuco, por meio de Salgueiro e dos outros quatro municípios, será referência no Brasil, desenvolvendo a etapa de teste do e-SUS em articulação com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE).
A vantagem para a população que utiliza as farmácias das redes estadual e municipal será a redução do tempo de atendimento e uma maior transparência na distribuição dos medicamentos.