SEE inicia aplicação da Avaliação Diagnóstica na Rede Estadual de Ensino

As provas serão aplicadas para estudantes do 8º e 9º do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio da Gerência de Avaliação e Monitoramento das Políticas Públicas Educacionais (Gampe), deu início, nesta terça-feira (14), a aplicação da Avaliação Diagnóstica 2024 na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Mais de 360 mil estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio farão as provas dos componentes língua portuguesa e matemática até o dia 06 de junho. 

Essa avaliação é resultado da parceria entre as secretarias executivas de Desenvolvimento da Educação e Ensino Médio e Profissional, e tem como objetivo construir um diagnóstico das aprendizagens dos alunos, identificando suas dificuldades. A partir dos resultados, serão propostos planos de intervenções pedagógicas compatíveis com as características de cada turma e escola, analisando o desenvolvimento do grupo como um todo. 

“A avaliação diagnóstica é a primeira etapa do processo do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco, o Saepe. Então, dentro da nova proposta do Saepe, nós temos uma avaliação ampliada e contínua do desenvolvimento dos estudantes. Com essa avaliação diagnóstica, colhemos informações sobre o desempenho escolar dos estudantes para a criação de políticas educacionais a fim de aprimorar os pontos necessários e, ao fim da segunda etapa do SAEPE, analisarmos o desenvolvimento de cada um ao longo do ano letivo”, disse a gerente de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais da SEE, Izabel Rocha.

A avaliação será aplicada em formato impresso para os estudantes do ensino fundamental. Já os estudantes dos 1º, 2º, 3º anos do ensino médio vão realizar a avaliação no formato impresso ou digital seguindo as orientações da unidade de ensino. Uma das primeiras unidades de ensino a aplicar a avaliação foi a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Miguel Dom Vital, localizada no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. 

A estudante do 1º ano do ensino médio da Erem, Maria Clara Rodrigues, participou pela primeira vez da avaliação e aprovou a iniciativa. “Foi muito bom poder participar dessa avaliação, foi uma experiência muito boa. Ela possibilita que a escola veja como está o nosso desenvolvimento nas aulas. Identificar o nosso conhecimento fica mais fácil para que os professores e a gestão da escola trabalhem em cima daquilo que mais temos dificuldades, que consequentemente vai impactar no nosso desempenho em sala de aula”, ressaltou.  

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas