Primeiro ciclo de encontros reuniu mais de 900 gestores escolares em Gravatá
Com o objetivo de consolidar os avanços na educação pública e estabelecer novos compromissos para os próximos anos, para o alcance de índices mais elevados, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), deu início ao ciclo de encontros da Pactuação de Metas 2025. A primeira reunião ocorreu nesta terça-feira (01), no Hotel Canariu’s, em Gravatá, no Agreste, reunindo mais de 900 gestores de escolas das Gerências Regionais de Educação (GREs) Mata Centro, Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Recife Norte e Recife Sul.
A principal meta anunciada é melhorar o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No ensino médio, Pernambuco alcançou nota 4,5 (acima da média nacional), e ficou em primeiro lugar entre os estados do Norte e Nordeste. A meta agora é subir para 4,8. No ensino fundamental, o objetivo é atingir pelo menos 5,2.
Além disso, o novo ciclo inclui duas metas prioritárias: a redução das desigualdades raciais e socioeconômicas e a superação dos padrões elementares de desempenho. Essa última busca garantir que os níveis de aprendizagem estejam distribuídos de forma mais equilibrada entre os estudantes, independentemente de suas origens, promovendo mais equidade e justiça educacional.
Um dos destaques do encontro foi a participação da palestrante Claudia Zuppini Dalcorso, diretora e cofundadora da Elos Educacional, que ministrou uma palestra com o tema “Pacto pela aprendizagem: o papel estratégico da gestão escolar”. O evento teve a presença de todos os secretários e secretárias executivos da Pasta, em um momento de alinhamento estratégico da rede.
“Quando pensamos em pactuação, falamos sobre melhorar os índices educacionais, mas também sobre engajar toda a comunidade escolar. Estamos envolvendo gestores, gerências regionais e toda a equipe da Secretaria. Este primeiro encontro em Gravatá marca o início de um processo descentralizado, que também passará por Arcoverde e será finalizado em Caruaru. A regionalização da pactuação é fundamental para entender os contextos locais e buscar metas realistas, mas desafiadoras, que elevem a qualidade da educação em Pernambuco”, afirmou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
Para a secretária executiva de Gestão da Rede, Cássiana Lima, o momento é decisivo para consolidar uma atuação integrada entre os diferentes níveis de gestão escolar. “É um momento estratégico, porque marca o alinhamento de toda a rede estadual para garantir o direito à aprendizagem com qualidade. Quando reunimos as equipes gestoras, as GREs e a Secretaria, estamos reafirmando que cada escola importa, cada estudante importa, e que ninguém caminha sozinho nesse processo. É nesse espaço coletivo que renovamos compromissos, compartilhamos responsabilidades e fortalecemos a atuação integrada das nossas políticas educacionais”, destacou.
A Pactuação de Metas é uma estratégia já consolidada na rede estadual de ensino e reforça o regime de colaboração entre a Secretaria de Educação, as GREs e as unidades escolares. Ao longo do processo, são definidas metas institucionais e individuais para cada escola, alinhadas ao planejamento estratégico da educação em Pernambuco, com foco na implementação da proposta pedagógica e na melhoria contínua da qualidade do ensino.
Participante da iniciativa desde suas primeiras edições, o gestor Wellington Hermógenes, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Radialista Luiz Queiroga, celebrou o espaço de diálogo e planejamento proporcionado pelo evento. “A pactuação é essencial, porque nos impulsiona a buscar novos horizontes. Quando temos metas claras, evitamos a acomodação e passamos a reavaliar constantemente nossas ações pedagógicas. Isso nos permite crescer e alcançar resultados cada vez melhores”, afirmou.
Após a etapa de Gravatá, o ciclo de encontros segue no dia 4 de julho em Arcoverde, contemplando as GREs Sertão do Alto Pajeú, Sertão do Araripe, Sertão Central, Sertão do Médio São Francisco e Sertão Moxotó-Ipanema. O encerramento será no dia 9 de julho, em Caruaru, reunindo os gestores das GREs Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Mata Norte, Mata Sul e Vale do Capibaribe.