SES-PE inicia serviço de teleinterconsulta de emergência em psiquiatria

O atendimento pode ser acessado gratuitamente pelo telefone 0800 281 3555.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com algum transtorno mental. No Brasil, os dados mais recentes da organização, de 2019, apontavam que o país liderava o ranking mundial de casos de ansiedade, com cerca de 18,6 milhões de brasileiros (o equivalente a 9,3% da população) convivendo com o transtorno à época.

Com o objetivo de ampliar o acesso da população pernambucana aos cuidados em saúde mental, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) iniciou, na última segunda-feira (02/09), o serviço de teleinterconsulta de emergência em psiquiatria, que passa a integrar a Ilha de Cuidado da Central de Regulação Hospitalar. O atendimento pode ser acessado gratuitamente pelo telefone 0800 281 3555.

“Nesta primeira fase, o serviço funcionará durante o dia, voltado para as teleinterconsultas das UPAs de Nova Descoberta, Caxangá e Torrões, além dos seis grandes hospitais do Estado: Hospital da Restauração (HR), Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Hospital Otávio de Freitas (HOF), Hospital Barão de Lucena (HBL), Hospital Getúlio Vargas (HGV) e Hospital Regional do Agreste (HRA). A expansão para outras unidades será feita de forma gradual. Essas medidas visam reduzir o número de pacientes encaminhados ao Hospital Ulysses Pernambucano, seja resolvendo os casos nas próprias unidades, seja direcionando diretamente para internação nos leitos de saúde mental. Além disso, a grade de teleconsultas em psiquiatria pela Telessaúde será reforçada com a inclusão de novos turnos, contemplando atendimentos infantis, hebiátricos e adultos”, detalhou o coordenador da Rede de Urgência e Emergência e da Teleinterconsulta, Bruno de Sá Concerva.

Teleinterconsultas – A SES-PE segue expandindo os atendimentos por meio da teleinterconsulta, modalidade caracterizada pela interação remota entre dois ou mais profissionais de saúde e o paciente, mediada por tecnologias digitais. O objetivo é apoiar a tomada de decisão clínica, qualificar o cuidado e fortalecer a resolutividade da atenção em saúde.

Somente na teleinterconsulta pediátrica, até junho de 2025, já foram realizados 2.564 atendimentos — praticamente o mesmo número registrado em 2024, no mesmo período (2.562). Já na teleinterconsulta neurológica, em 2025, foram realizadas 3.050 consultas. O serviço disponibiliza tanto o apoio remoto com especialistas quanto o acesso ao exame de neuroimagem mais próximo de onde o paciente foi atendido.

A expansão das teleinterconsultas reflete o compromisso da SES-PE em ampliar o acesso aos serviços especializados, reduzir desigualdades regionais, fortalecer o apoio matricial às equipes de saúde e qualificar a assistência por meio da integração tecnológica e da colaboração interprofissional.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas