Ao longo da semana, foram realizadas orientações nas salas de espera das unidades sobre a importância de manter informações de saúde atualizadas
A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Salgueiro encerrou, na última sexta-feira (26), a programação da Semana da Segurança do Paciente. A ação, alinhada à campanha global da Organização Mundial da Saúde, teve como tema “Segurança desde o início: uma responsabilidade compartilhada” e contou com atividades voltadas a pais, responsáveis e profissionais de saúde.
Ao longo da semana, foram realizadas orientações nas salas de espera das unidades sobre a importância de manter informações de saúde atualizadas, o uso seguro de medicamentos e imunização, além da correta higienização das mãos para prevenção de infecções. Também houve um momento de esclarecimento sobre os sinais de deterioração clínica, destacando os riscos e a necessidade de atenção aos primeiros sintomas.
A programação incluiu ainda uma dinâmica lúdica conduzida pela equipe do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH), com foco na higienização correta das mãos. Além disso, pais e responsáveis receberam cartões de identificação da criança, contendo dados essenciais para o cuidado em saúde, como histórico clínico, tipo sanguíneo e alergias.
Outro destaque da semana foi a realização de uma ação de matriciamento no Posto de Saúde da Família da Barriguda, em parceria com a equipe da unidade. O encontro teve como objetivo reforçar orientações sobre identificação infantil, direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de estratégias de prevenção de acidentes e riscos relacionados ao uso de medicamentos e vacinação.
Para a coordenadora de Cuidados Interdisciplinares da UPAE Salgueiro, Denekyuse Barbosa, a semana foi essencial para aproximar ainda mais a população dos temas relacionados à segurança do paciente. “Esse foi um momento de troca de saberes e de reforço da importância do cuidado compartilhado. Quanto mais informados estiverem pais e responsáveis, mais seguros estarão nossos pacientes desde os primeiros atendimentos”, destacou.
A Semana também contou com a participação do Conselheiro Tutelar Marcos Antônio Ribeiro Marins. Ele conduziu a atividade “Responsabilidade compartilhada entre a família e as unidades de saúde, de acordo com o Estatuto da Criança”, reforçando o papel conjunto da família e dos serviços de saúde na proteção e no cuidado integral da infância.