GRE do Sertão do Moxotó Ipanema firma em parceria com a USP e CNPq

Programa de Formação para a Prática de Iniciação Científica e Tecnológica na Educação Básica capacita professores de diversas áreas

 Gerência Regional do Sertão do Moxotó Ipanema Arcoverde, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está lançando o Programa de Formação para a Prática da Iniciação Científica e Tecnológica na Educação Básica. Os professores podem fazer sua inscrição até o dia 20 de março, pelo site oficial do programa, data que também marca o início da formação que será online e irá acontecer até agosto deste ano. 

Até o momento, 67 professores já estão inscritos. A formação contempla os 16 municípios da GRE Sertão do Moxotó Ipanema Arcoverde, mas professores de outras partes do Estado também podem participar. Esta iniciativa visa capacitar docentes das áreas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e exatas para desenvolverem projetos científicos com seus estudantes em sala de aula.

“Estamos muito entusiasmados em lançar este programa, que representa um importante passo na promoção da cultura científica e tecnológica nas escolas do nosso território”, disse Daniel Rocha, professor responsável pelo programa. “Acreditamos que a iniciação científica é uma ferramenta poderosa para estimular a curiosidade e o pensamento crítico dos estudantes, preparando-os para os desafios do século XXI”, completa Rocha.

O programa oferece cursos, materiais didáticos e apoio pedagógico para os participantes, propondo inspirar os alunos a se envolverem em projetos científicos desde cedo, dos anos iniciais até o ensino médio, preparando-os para enfrentar desafios e questões científicas relevantes para a sociedade, incentivando a participação em olimpíadas científicas, feiras e mostras, promovendo a divulgação e o reconhecimento dos projetos desenvolvidos nas escolas.

Para a gerente regional do Sertão do Moxotó Ipanema Arcoverde, Luvia Bezerra, a popularização da ciência é uma prioridade. “Através dessas iniciativas, buscamos criar um ambiente propício para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da inovação, contribuindo assim para o progresso da educação e o desenvolvimento sustentável de nossa região”, reforça Luvia. 

Vale ressaltar que os professores que não efetuarem a sua inscrição no prazo, poderão acessar o site oficial e ter acesso ao material didático disponível, mas não as aulas online. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: 

circuitopopgresmi.plataformaensineonline.com/login/index.php.  

Cronograma de aulas: 

doity.com.br/circuitogrearcoverde/blog/desafio-de-inovacao-circuito-pop-ciencia-smi-undefined-2024 

Tags:
educacao
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas