Percentual de estudantes leitores cresce em Pernambuco

Estado registra maior percentual da taxa de fluência leitora da série histórica

Pernambuco apresentou um crescimento absoluto de 39% no número de estudantes leitores. É o que revela a Avaliação de Fluência Somativa, aplicada aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede pública. O percentual de estudantes leitores, que considera leitores iniciantes e fluentes, avançou 10 pontos percentuais: alcançou 60% em 2024, contra 50% em 2023. Este é o maior percentual da taxa de fluência leitora já alcançado na avaliação, realizada desde 2019. 

A Avaliação de Fluência Somativa é aplicada aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em dois momentos: no início e no fim do ano letivo. Em 2024, a participação atingiu recorde, com 93,7%. Os dados são do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). 

Quando se compara os resultados da avaliação inicial, chamada de diagnóstica, com os da avaliação final, ou somativa, o percentual de crianças leitoras sobe de 33% para 60% em 2024, um aumento de 27 pontos percentuais. Este é o maior crescimento registrado desde o início da série histórica.

“O resultado da avaliação de fluência leitora de 2024 apresenta os importantes avanços na alfabetização dos estudantes, com o crescimento de indicadores positivos nas séries históricas. A consolidação do Programa Criança Alfabetizada reforça os efeitos positivos na alfabetização das crianças, mas também se constitui como uma ferramenta para diagnosticar problemas na rede e planejar a devida atuação”, considera Ana Lúcia Barbosa, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação. 

Criança Alfabetizada

O Programa Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco que tem o objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até os sete anos de idade, isto é, até o final do 2º ano do ensino fundamental. O programa atende a 184 municípios e Fernando de Noronha, por meio do regime de colaboração, impactando a alfabetização de 1.200.000 crianças de 6.231 escolas públicas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e na formação continuada de 20.365 professores ao longo de cinco anos de atuação.

Em 2024, o Programa Criança Alfabetizada impulsionou a aprendizagem voltada para a alfabetização de aproximadamente 650 mil crianças pernambucanas, matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Além disso, o programa ampliou de 368 para 1.250 bolsistas, incluindo professores da educação infantil, formadores de matemática e língua portuguesa e alfabetizadores indígenas e quilombolas. O valor das bolsas também foi atualizado de R$500 para R$800.

Como resultado do crescente investimento na educação das crianças dos anos iniciais, Pernambuco conquistou lugar de destaque no ranking nacional de alfabetização, saindo de 28% (2022) para 59% (2023) de crianças alfabetizadas. Os dados foram apresentados no 1º Relatório do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação, em maio de 2024.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

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