Confira!
Propiciar momentos de sociabilidade e lazer, repercutindo positivamente na concentração, saúde mental e no desempenho dos estudantes em sala de aula. Esses foram alguns dos impactos propiciados pelo projeto “Jogos que Acolhem: A Sala de Jogos Educativos como Espaço de Permanência, Pertencimento e Aprendizagem no IFSertãoPE”, desenvolvido pelo campus Petrolina do IFSertãoPE e selecionado para ser apresentado na Mostra de Experiências Exitosas, da 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec 2025), que começou nesta terça-feira (02), em Bonito (MS).
Sob coordenação da Assistente de Alunos, Rozeane Araújo, o projeto é fruto de diversas iniciativas de incentivo ao jogos clássicos de estratégias que, desde 2023, a servidora vem realizando na unidade de ensino, como fomento ao jogo de xadrez na rotina estudantil, torneio de xadrez e dama, palestra com enxadrista profissional e cinema sobre a temática.
Inicialmente, a “Sala de Jogos” oferecia jogos de xadrez, dominó e dama. Com o aprofundamento dos conhecimentos, foram implantados vários jogos de tabuleiro e de carta que contribuem com o desenvolvimento de diversas habilidades, como estratégia, concentração e agilidade em solucionar problemas diversos.
Desenvolvidos em espaço cedido pela Direção-geral do campus Petrolina do IFSertãoPE e intitulado de ‘Sala de Jogos’, a iniciativa, este ano, recebeu apoio financeiro da gestão da unidade de ensino para admissão de bolsistas. Atualmente, três estudantes se revezam no apoio a servidora Rozeane com organização do espaço e controle de empréstimos dos jogos.
Kezya Rayane, discente do curso médio integrado em Eletrotécnica, compartilhou os benefícios de participar da iniciativa. “O dinamismo propiciado pelo espaço me deixou mais feliz. Aqui, além de jogar e me divertir, pude conhecer estudantes de outros cursos, trocar experiências e aprender coisas novas. Além disso, percebi que, inconscientemente, minha concentração e aprendizado em sala de aula melhoraram”, destacou.
“É muito gratificante o retorno que temos dos estudantes, como discentes que conseguiram vencer torneios de xadrez fora e dentro da instituição, outros relatam que, por participar da sala de jogos e dos nossos debates semanais, conseguiram concluir seus cursos de forma menos desgastante por ter onde compartilhar sua angústias e aflições”, explicou Rozeane Araújo, coordenadora do projeto.
Projeto “Papo de corredor”
Conjuntamente, o projeto “Papo de corredor”- iniciativa do setor psicossocial do campus – é promovido ao lado da sala que abriga os jogos e tem o intuito de ser momento de escuta, diálogo e relfexão. Em sombra propiciada por árvore no campus, os participantes discutem sobre temas relevantes, como gravidez, fim da escala 6×1, entre outros.