Confira!
O Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (Gesef) da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE) promove nesta segunda-feira (5) o lançamento do livro "Corpo e práticas terapêuticas na saúde mental: reflexões para uma educação física antimanicomial", de Ameliane Reubens.
A partir das 14h, através da plataforma Google Meet, a autora vai falar sobre temas como política nacional de humanização e o papel do profissional de educação física no centro de atenção psicossocial. O link é: meet.google.com/waw-icub-zja.
Com 79 páginas e publicado pela editora Appris, trata-se de uma leitura para acadêmicos, residentes, pós-graduandos, profissionais de educação física e todas as pessoas que tenham interesse em fortalecer a atenção à saúde mental de cunho antimanicomial.
"'Corpo e práticas terapêuticas na saúde mental' resgata a constituição dos modos de cuidado na atenção à saúde mental, tendo como elemento principal o corpo e práticas terapêuticas. Sendo o corpo local de inscrição dos acontecimentos, como diria Foucault, aqui o leitor é inserido no universo dos discursos sociais sobre a loucura e nas práticas terapêuticas que foram sendo modificadas e utilizadas, tendo o corpo como foco, nos diferentes paradigmas de cuidado em saúde mental", destaca o texto de apresentação do livro.
Graduada em Educação Física pela ESEF/UPE em 2008, Ameliane Reubens atua no Programa Academia da Cidade (PAC) da Secretaria de Saúde do Recife e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no Campus Cabo de Santo Agostinho.
Atualmente é doutoranda pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB e integrante do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (Gesef) da ESEF/UPE.
A autora do livro é ainda especialista em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais (Universidade Gama Filho - 2010), especialista em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental (UPE/Faculdade de Ciências Médicas/Secretaria Estadual de Saúde - 2012) e mestra em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB na linha de pesquisa Estudos Socioculturais do Movimento Humano (2015).
Fonte: UPE
