O fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra
No próximo sábado (14), o projeto de Extensão Clube de Astronomia Sertão Scorpius (IFSertãoPE) e Liga Acadêmica de Astrobiologia (Univasf) promoverão observação astronômica do eclipse anular do sol. Com equipamentos especiais para realizar a observação do fenômeno e dialogar com a população sobre astronomia, a ação tem início a partir das 15h, na orla 2, da cidade de Juazeiro (BA).
O fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, impedindo total ou parcialmente que os raios solares atinjam determinadas regiões da superfície da Terra. Portanto, nessas regiões, um observador fica impedido total ou completamente de ver o Sol, uma vez que o diâmetro aparente da Lua é menor do que o do Sol, a Lua não cobre totalmente o Sol, formando um anel de fogo. O eclipse anular do Sol será visível em todo o Brasil, e em particular, as regiões Norte e Nordeste serão localizações privilegiadas para poder contemplar este evento astronômico.
O início do Eclipse em Petrolina e Juazeiro ocorrerá por volta das 15h e após 1h40m a Lua passará completamente na frente do Sol, deixando um “anel de fogo” do Sol visível atrás da Lua. Isto é, por volta das 16h40 teremos o pico máximo do eclipse, denominado anularidade que durará entre 1 a 5 minutos, dependendo de onde você o visualiza. Durante o eclipse, o céu ficará mais escuro, embora não tão escuro como durante um eclipse solar total.
É importante ressaltar à comunidade que não se deve olhar diretamente para o Sol ou utilizar folhas de raio-X, óculos escuros ou materiais caseiros para se observar o eclipse. Em nenhum momento os observadores devem também fazer uso direto de telescópios ou binóculos sem filtros específicos para observar o fenômeno. A exposição aos raios solares pode trazer prejuízos a visão de forma irreversível. A observação do eclipse com segurança pode ser realizada através de instrumentos especiais como telescópios adaptados com filtros especiais. Filtros de soldador acima do número 14 (ISSO 12312-2) também podem ser utilizados por alguns segundos.
Mais informações, podem encontradas no Instagram do Clube de Astronomia @casertaoscorpius